top of page
  • Foto do escritormodernitasifch

Conheça o nosso novo projeto! Monções Modernas: uma live do Modernitas



Conforme a direção do vento, falava-se em monção favorável ou monção contrária. Às diferentes monções sujeitavam-se os navios na partida, no curso da viagem, na permanência em portos de escala e na chegada ao porto de destino”.

(LAPA, José Roberto do Amaral. A Bahia e a Carreira da Índia. São Paulo: Hucitec, 2000. p. 139)


É com imensa satisfação que o Modernitas, núcleo de Estudos em História Moderna sediado na Universidade de Campinas, comunica o lançamento de seu mais novo projeto: Monções Modernas. Com vistas à popularização do conhecimento científico, pretendemos apresentar ao público historiador@s dedicados à temporalidade moderna (séculos XIV-XVIII) e especialistas oriundos de todas as partes do mundo. Recorrendo ao meio virtual, popularizado desde o início da pandemia, idealizamos o canal no Youtube com a pretensão de apresentar lives cuja temática estará centrada nos bastidores das pesquisas acadêmicas. Noss@s convidad@s discorrerão sobre suas trajetórias indagativas, o trabalho em arquivos e bibliotecas, financiamentos, grupos de pesquisa a que pertençam, dificuldades e sucessos obtidos na profissão. Em suma: almejamos promover o contato e a troca democrática entre pesquisadores com diferentes perspectivas e experiências de pesquisa e o público geral.


Conforme explícito no próprio nome deste projeto, este é um veículo dedicado à propagação de ideias. Ideias que são como o vento das monções: movem navios, levam e trazem novidades, desconhecem fronteiras que as aprisionem. Rebelam-se, portanto, contra as amarras que insistem em querer cortá-las.

Deixe-se entregar aos ventos e embarque nesta viagem com a gente. Será um prazer tê-l@ a bordo. Nos vemos em breve. Içar âncoras, já!




45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page